quarta-feira,
21 de abril de 2021
Atualizado em: 12/12/2017
Pequenos Golpes Populares
Os consórcios sorteados / contemplados
Alavancas: Ganância, Ignorância Técnica, Irracionalidade, Ingenuidade e Escassa Atenção, Necessidade
Os golpistas, através de anúncios ou contatos pessoais, oferecem a venda de consórcios sorteados (ou contemplados) com condições muito atraentes.
Ou seja, a vítima, através do pagamento de uma comissão ou taxa, teria direito a entrar num consórcio tendo já sido sorteado para o financiamento do bem de interesse (freqüentemente um veículo, às vezes um imóvel).
Em alguns casos o consórcio liberaria o veículo em vez do dinheiro, ou seja os golpistas propõem a venda de um veículo vindo de um consórcio supostamente já contemplado.
Isso equivale, obviamente, a um financiamento imediato em condições totalmente fora do mercado comum para financiamentos à vista.
As histórias contadas para justificar a existência desta possibilidade são as mais variadas. Desde a participação no esquema de funcionários ou administradores corruptos, até a renúncia espontânea de consorciados sorteados / contemplados.
São solicitados os dados pessoais necessários para o contrato e o pagamento de uma taxa de transferência da titularidade do consórcio e/ou de uma comissão.
A vítima recebe por fax todos os documentos e notas que comprovam que o sorteio aconteceu e que o dinheiro está disponível ou o veículo será entregue pela fábrica.
No caso de consórcio imobiliário, os documentos comprovam o sorteio e a disponibilidade do valor liberado junto à algum banco.
A vítima, nesta altura, paga a taxa de transferência (normalmente para uma conta aberta com documentos falsos) ... e nunca mais ouve falar do assunto e nem do valor pago.
Na melhor das hipóteses terá entrado num consórcio a condições normais e deverá esperar ser sorteado, em boa parte dos casos, porém, terá simplesmente perdido o dinheiro entregue aos intermediários sendo estes não tinham autorização para negociar novas adesões ao consórcio.