Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Buscas no Site
Buscar
Em     
terça-feira,
21 de novembro de 2017
Atualizado em: 20/10/2017
     
Negócios Furados e Perdas de Tempo
Os produtos para saúde e os remédios milagrosos




Desde a antiguidade aparecem periodicamente remédios supostamente milagrosos para os mais diferentes tipos de doenças.
Um dos primeiros neste sentido foi a famosa Theriaca, ou Triaca, proposta em inúmeras versões ao longo dos séculos, para ser remédio para qualquer doença e contra venenos. Uma das primeiras Theriacas foi provavelmente aquela que Mitridate (133-64 a.C.), rei de Ponto, mandou produzir como remédio contra venenos.
Uma das composições mais famosas de Theriaca foi a proposta por Galeno (129-199 d.C.), médico latino na corte dos imperadores romanos que por volta do ano 165 d.C. desenvolveu uma versão contendo cerca de 65 ingredientes.
Na época de ouro da República de Veneza, a partir do século décimo segundo, surgiram versões de Theriaca muito exaltadas por médicos daquele tempo. Na maioria dos casos estas composições, á luz dos modernos conhecimentos, seriam tóxicas e prejudiciais à saúde.
Na América (mas também na França e em vários outros países) do século décimo nono, eram comuns os "Elixires", composições de ervas e outros ingredientes, quase sempre em base alcoólica, que supostamente curavam uma amplo espetro de doenças (entre as quais tuberculoses, infecções de todo tipo, feridas etc...).

Nos tempos modernos não é diferente, mudam os nomes e as origens mas, periodicamente, aparecem remédios milagrosos por esta ou aquela doença, quando não para qualquer doença.
Na maioria dos casos se trata de compostos sem algum específico efeito medicinal comprovado e/ou que não tem a autorização para venda como remédio emitida pelos órgãos sanitários competentes.
Na melhor das hipóteses se trata de compostos naturais sem particulares propriedades terapêuticas, mas também não tóxicos ou prejudiciais à saúde.
Em alguns casos alguns componentes destes compostos podem efetivamente ser úteis como suplementos nutricionais, por aportar algumas vitaminas ou outros nutrientes.
Raramente alguns dos ingredientes propostos tem algum efeito terapêutico conhecido, mas não do tipo ou intensidade sugeridos.

O problema é que, em quase todos os casos, estes compostos são propostos como panacéias ou remédios milagrosos, e vendidos por preços altíssimos através de SPAM ou de "redes" e canais comerciais alternativos (sobretudo sistemas de MLM).

Em seguida listamos alguns dor principais compostos deste tipo que apareceram recentemente (tem realmente muitos em circulação), na lista tem nomes fantasia de compostos (em vermelho) e nomes de supostos princípios ativos ou plantas comumente oferecidas como remédios (em azul):

 Hoodia Gordonii  Obesidade
 Anatrim  Obesidade
 Noni (ou Thaitian Noni)  Múltiplos efeitos
 St. John's Wort  HIV
 Cartilagem de tubarão  Artrite, psoríase
 Aloe Vera / Babosa  Múltiplos efeitos, câncer e outras doenças
 Goji  Câncer, diabete, colesterol etc...
 Avela  Impotência
 VitaDigest  Fungicida
 Zinc pyrithione  Psoríase
 Miralex  Psoríase
 Regenisis HGH  Anti Idade
 LiverJoice  Obesidade
 Virilforce  Impotência
 Pueraria Mirifica  Câncer, colesterol, osteoporose..

Se tiver notícia de algum outro remédio milagroso que esteja sendo oferecido, por favor entre em contato conosco pelo e-mail : [email protected]
CAPÍTULO  Anterior -  Próximo


Login
Usuário:
Senha:
     
Patrocínios





NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados.   Design by D.Al. Eventos | "O Monitor" | Humor | Mapa do Site | Estatísticas | Contatos | Aviso Legal | Principal