Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Buscas no Site
Buscar
Em     
sábado,
21 de janeiro de 2017
Atualizado em: 04/01/2017
     
Monitor das Fraudes
Mensuração das fraudes




Mensurar a extensão do fenômeno das fraudes, nos vários setores econômicos, sempre foi um assunto de certo interesse e de grande dificuldade prática.

É um assunto interessante pois, conseguindo medir a extensão do fenômeno, pode-se melhor calibrar as ações de combate e prevenção e, sucessivamente, verificar e mensurar sua eficácia. Além disso poder mensurar de forma confiável o problema é um fator determinante para chamar a atenção de todos os possíveis interessados que, sem ter uma noção quantificável, tendem a ignorar os riscos e considera-los desprezíveis.

Por outro lado a mensuração confiável das fraudes, independente do setor econômico, é uma tarefa bastante difícil de se realizar por várias razões.

Primeiro o que pode se mensurar normalmente são os casos registrados, denunciados ou de alguma maneira detectados e comprovados, o que limita em grande parte o alcance deste tipo de mensuração em função do fato que muitas vítimas (sobretudo empresas) não chegam a fazer denúncias ou por a público estes casos. Isso por razões comerciais ou de imagem, por vergonha, por receios ou medos, por desconfiança nas autoridades, por achar que seria inútil etc...

Em segundo lugar é necessário notar que, em muitos casos, sobretudo em se falando de empresas, as fraudes nem chegam a serem detectadas ou percebidas, e por isso não podem ser nem calculadas nem estimadas. Isso reduz ainda mais a potencial exatidão de eventuais mensurações de fraudes tanto no que diz respeito ao número de eventos quanto aos valores.

As melhores chances de se obterem dados razoavelmente indicativos na mensuração de fraudes, independente do setor econômico, é através de pesquisas e ações de categoria, onde muitos (idealmente a maioria) dos operadores de uma determinada categoria forneçam dados que podem depois ser comparados com médias ou referências de mercado e com médias de outros setores ou de outros países, para efetuar estimativas e/ou ajustar eventuais distorções.

Coordenar este tipo de pesquisa, superar desconfianças e medos dos operadores e conseguir dados homogêneos são tarefas normalmente muito complexas e desafiadoras, mas que podem gerar frutos inesperados para os setores econômicos que as enfrentarem.
Inicial  Anterior  Próxima  Última 


Login
Usuário:
Senha:
     
Patrocínios





NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados.   Design by D.Al. Eventos | "O Monitor" | Humor | Mapa do Site | Estatísticas | Contatos | Aviso Legal | Principal